Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ensino > Graduação
Início do conteúdo da página
Graduação

Graduação

Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2016, 15h13 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2017, 10h58 | Acessos: 12796

Ciências Biológicas (Licenciatura)

O curso de Ciências Biológicas objetiva licenciar professores para o ensino fundamental, médio e superior e pesquisadores de várias áreas de atuação do Biólogo, mediante aquisição de competências relacionadas com o desempenho da prática pedagógica, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautando valores e princípios éticos, estéticos e políticos, estimulando-os à pesquisa e ao auto-aperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria das condições de desenvolvimento da Educação Básica.

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde da UFCG apresenta proposta curricular ampla, flexível e de caráter interdisciplinar que visa atender às necessidades atuais da formação do profissional que se dedicará ao ensino da Biologia. Essa estrutura visa fornecer uma sólida formação aos alunos, tanto nos aspectos teóricos da Biologia, como na prática pedagógica.

São eixos fundamentais da formação: a diversidade biológica, processos ecológicos e evolutivos, o funcionamento dos seres vivos, a consciência social e ambiental e a postura crítica.

O principal desafio do curso é formar profissionais que tenham uma orientação generalista, mas que sejam capazes de liderar e tomar decisões, vislumbrando as suas habilidades, experiências e conhecimentos, englobando a esfera biológica, a cultural e a social, refletindo na formação do perfil do licenciado.

O Curso de Licenciatura em Biologia tem a duração de 04 anos (diurno) e 05 anos (noturno).

 

Enfermagem (Bacharelado)

O Curso de Graduação de Enfermagem do Centro de Educação e Saúde da UFCG tem duração de 4,5 anos, ou seja, 09 (nove) períodos letivos, no mínino, e de 14 (quatorze), no máximo. Oferta 80 (oitenta) vagas no turno diurno, tendo duas entradas no ano letivo.

O enfermeiro desenvolve ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde; pesquisa e intervém sobre o processo saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade; planeja, supervisiona, organiza, gerencia e executa atividades referentes aos serviços de saúde em âmbito hospitalar e nos programas de saúde da família, bem como, da equipe de enfermagem.

A estrutura curricular deste curso é flexível e tem projeto pedagógico próprio, que associa ensino, pesquisa e extensão e tem o aluno como sujeito de aprendizagem e o professor como facilitador deste processo.

O profissional enfermeiro pode atuar ainda em hospitais gerais e especializados, clínicas, consultórios, Unidades Básicas da Saúde, escolas, creches, instituições geriátricas, centros de reabilitação, centros comunitários, empresas e ainda presta atendimento domiciliar. Esse profissional desenvolve também trabalhos na área de pesquisa e de formação de recursos humanos da enfermagem.
 

Farmácia (Bacharelado)

O Curso de Graduação em Farmácia do Centro de Educação e Saúde da UFCG forma um profissional da saúde que trabalha com fármaco-medicamentos e as análises clínicas, toxicológicas. Tem duração de 05 anos, sendo 10 (dez) períodos letivos, no mínimo, e de 15 (quinze), no máximo, no turno diurno.

A formação do farmacêutico tem como base estrutura curricular que visa preparar o profissional com conhecimento generalista.

O profissional graduado em Farmácia está apto para atuar nas áreas de medicamentos, de cosméticos, de alimentos, de controle de qualidade, de análises clínicas e toxicológicas, atuando assim nesses campos, além de atuar em farmácias hospitalares e de manipulação, indústrias voltadas para o setor, instituições de saúde pública, instituições de ensino e de pesquisa.

Física (Licenciatura)

O Curso de Licenciatura em Física do Centro de Educação e Saúde da UFCG é destinado a formar professores para o ensino médio a partir de uma perspectiva pedagógica que integra ensino, pesquisa e extensão, numa dinâmica de transversalidade de conteúdo e de educação contextualizada.

A duração do curso é de 04 anos, sendo o mínimo de 08 (oito) períodos e máximo de 12 (doze), para o turno diurno. Já o tempo de curso para o turno noturno é de 05 anos, sendo o mínimo de 10 (dez) e o máximo de 15 (quinze) períodos letivos.

São funções do licenciado em Física: orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos e comprometer-se com o sucesso dessa aprendizagem; Assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos; Incentivar atividades de enriquecimento cultural; Desenvolver práticas investigativas; Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares; Utilizar novas metodologias, estratégias e matérias de apoio.

As áreas de atuação do egresso em Física são o ensino formal, no nível médio e nas séries final do Ensino Fundamental; o ensino não-formal, como educação à distância, educação especial, centros e museus científicos; divulgação da Ciência; produção de material didático, de caráter teórico e experimental; pesquisa em Física e em ensino de Física, etc.

Matemática (Licenciatura)

O Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Educação e Saúde da UFCG destina-se a formar licenciados para atuar no ensino fundamental e médio, com domínio sobre a sua prática e com autonomia para a tomada de decisões.

Ao egresso do curso de Matemática cabe: compreender o seu papel social como educador e ter a capacidade de inserção em diversas realidades, com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos; ter consciência da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício da cidadania; ter concepção abrangente e multidimensional a respeito do processo ensino-aprendizagem da Matemática; colocar os educandos como agentes da construção da construção de seu conhecimento, assumindo, enquanto professor, funções diversas que propiciem essa construção, tais que as de organizador, facilitador, mediador, incentivador, avaliador; contribuir para o desenvolvimento das potencialidades dos educandos: autonomia, raciocínio lógico, imaginação, iniciativa, criatividade e percepção crítica.

O licenciado em Matemática pode atuar no ensino não-formal, como educação à distância, educação especial, centros e museus científicos; divulgação da ciência; produção de material didático, de caráter teórico e experimental; pesquisa em Matemática e em ensino de Matemática; no ensino formal, no ensino médio e nas séries finais do ensino fundamental; ainda em programas de pós-graduação em Matemática.

O curso de Licenciatura em Matemática tem a duração de 04 anos para o turno diurno e de 05 anos para o turno noturno.

Nutrição (Bacharelado)

O Curso de Graduação em Nutrição do Centro de Educação e Saúde da UFCG tem a duração de 05 (cinco) anos, no turno noturno, e destina-se a formar profissionais da área da saúde que tem como objeto de estudo a alimentação humana.

O nutricionista é capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, a manutenção e a recuperação da saúde e para a prevenção de doenças e indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

As Principais áreas de atuação do profissional nutricionista são: hospitais, indústrias e saúde pública, atuando na nutrição clínica e cirúrgica; ambulatórios; centros de saúde; escolas; creches; vigilância sanitária; bancos de leite; lactário; consultório dietético e nas áreas de pesquisa, ensino e administração em restaurantes industriais.

Química (Licenciatura)

O Curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde tem a duração de 04 anos para o turno diurno e de 4,5 anos para o turno noturno.

O Curso de Licenciatura em Química tem como principal objetivo formar docentes para atuar na educação básica, motivando para a iniciação a pesquisa, a produção de conhecimento, bem como a participação em projetos de extensão relacionados à área da Química. Na amplitude do exercício de sua profissão, ao Licenciado em Química cabe, entre outras atividades, a preparação de substâncias químicas, sua análise química com execução precisa com elaboração de parecer atestando sua especialidade civil e jurídica, serviços de assessoria, vistoria, perícia e consultoria, direção de responsabilidade em laboratórios ou departamentos de empresas comerciais ou indústrias públicas e privadas.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página