Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Extensão > Museu Homem do Curimataú
Início do conteúdo da página
Museu Homem do Curimataú

Museu do Homem do Curimataú

Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 11h53 | Última atualização em Quarta, 16 de Setembro de 2020, 21h34 | Acessos: 5375

MHC0 

O Museu do Homem do Curimataú (MHC) está situado na Rua XV de Novembro s/n Centro Cuité, na antiga dependência da Associação do Cuité Clube, prédio doado por assembleia dos representantes daquela Instituição. O MHC é um órgão suplementar do Centro de Educação da Universidade Federal de Campina Grande, inaugurado em março de 2010, através do projeto conseguido junto ao IPHAN (edital Mais Museus ).

MHC0MHC404 

 

 

 

 

 

 

 

 Dispõe de um acervo material considerável acerca da memória da região, divididos por temáticas que demonstram o potencial histórico do saber, do trabalho e lazer do homem do Curimataú. Essa região ganhou a partir deste lugar de memórias, um espaço de apoio à cultura, sua preservação e repasse, uma vez que, o museu se torna suporte de desenvolvimento e inclusão sócio-cultural.

mhc 4mhc 5mhc 6 

Durante esses 10 anos de História o museu reuniu a comunidade para falar de seu passado, atendeu alunos para reconhecer suas raízes e realizou eventos para valorizar seu patrimônio. O MHC atua como espaço de memória, ponto de cultura e espaço documental diversos. Elementos do cotidiano, da vida econômica, das artes, do lazer, enfim de boa parte da história regional está representado no MHC. A partir das peças que foram doadas pela comunidade: mobiliários, artigos de trabalho, elementos da ruralidade, das profissões, artigos da cultura popular, brinquedos.   

mhc 7mhc 8mhc 9 

Uma visita no MHC te leva a pensar sobre as coisas do presente, partindo dos vestígios do passado, pois o museu é uma casa de “se ver”, de “se reconhecer”, onde se preserva os reflexos da memória de um lugar, de uma cidade, de uma região, enfim é o lugar de histórias que nos faz viajar pelo tempo.  Não apenas um lugar de ontem, no museu pensarmos o presente e refletirmos sobre o nosso tempo, ou seja, quando em contato, com objetos antigos, refletimos sobre os de hoje, suas modificações; a evolução de nossa rua, de nossos costumes: de nossa vida!  

mhc 10mhc 11mhc 11

mhc 13mhc 14

mhc 15

Fim do conteúdo da página