Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Todas as Notícias

Curso de Farmácia do CES/UFCG oferece nova disciplina

Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 15h35 | Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2019, 17h14 | Acessos: 2700

Criação de componente curricular visa proporcionar aos estudantes aprimoramento do perfil clínico do farmacêutico.

O curso de Bacharelado em Farmácia do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, passou a oferecer a partir deste semestre letivo (2019.1) a disciplina Consultório Farmacêutico. O componente curricular, a ser ministrado pelas professoras Camila Montenegro e Bruna Pereira, foi apresentado no último dia 14 de março e foi criado com a finalidade de propiciar ao graduando uma formação mais completa, que atenda às necessidades em saúde apresentadas pela população, reduzindo gastos, filas de atendimento, hospitalizações, etc., além tem proporcionar aos estudantes um aprimoramento do perfil clínico do farmacêutico.

As aulas serão ofertadas aos alunos matriculados no curso a partir do 6º período, desde que tenham cumprido os pré-requisitos. De acordo com a professora Camila Montenegro, a criação da disciplina também visa adequar os acadêmicos ao cenário farmacêutico atual, no intuito de tornar o profissional em formação capaz de implementar e realizar atividades clínicas.

“Após a publicação das Resoluções nº 585 e nº 586/2013 do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Lei nº 13021/2014, o campo da Farmácia vem passando por mudanças e evoluções que exigem uma maior preparação por meio da assimilação de competências, o que requer o desenvolvimento de habilidades desses formandos, visando a prestação de serviços diferenciados para a população e, assim, obter destaque e o reconhecimento que lhe cabe”, explicou.
 

 

A docente ressalta que, para isso, é imprescindível que o aluno adquira o conhecimento adequado para suprir as necessidades de saúde apresentadas pelo usuário de medicamentos, muitas vezes acometido por afecções que causam desconfortos para a realização de atividades do seu cotidiano, como é o caso dos problemas de saúde autolimitados, a exemplo de obstrução nasal e coriza, azia, cólicas, entre outros. 

Camila ainda explica que para a consulta ser ideal, é essencial que o farmacêutico domine técnicas com o intuito de identificar sinais e sintomas e compreender o histórico de doença do paciente e apresentar soluções medicamentosas. “Com a prestação de cuidados farmacêuticos é possível amenizar tais transtornos e aumentar a qualidade de vida das pessoas, o que pode ser feito por meio de uma consulta farmacêutica em farmácia comunitária, por exemplo, desde que este profissional tenha conhecimento e segurança para este tipo de atendimento”, revela.

A disciplina  Consultório Farmacêutico tem carga horária total de 60 horas e se desenvolverá por meio de aulas expositivas, uso de metodologias ativas como TBL e mapas mentais e por cenários de prática que serão realizadas na Farmácia Escola Manoel Casado de Almeida do CES/UFCG.  

Já o conteúdo programático contempla, por exemplo, o manejo de problemas de saúde autolimitados, o acompanhamento farmacoterapêutico, a prescrição farmacêutica, o empreendedorismo e coaching farmacêutico, o que vai proporcionar aos estudantes uma melhora na comunicação, aproximando-o do indivíduo e ofertando uma consulta de forma mais humanizada.



(Ascom CES/UFCG)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página