Página inicial > Noticias > Noticias > PET-Saúde CES/UFCG realiza roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo

PET-Saúde CES/UFCG realiza roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 08h54 | Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2022, 09h52 | Acessos: 445

Ação de saúde faz parte da campanha nacional para prevenção ao suicídio

Nesta quinta-feira, dia 29, no Centro de Educação e Saúde - CES, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus Cuité. Organizado pelos professores e alunos do programa PET-Saúde: Gestão e Assistência, foi realizado uma roda de conversa no Centro de Convivência do campus, ministrada pela psicóloga Sabrina Cunha (Membro do PET-Saúde e Gerente da 4ª Gerência Regional de Saúde da Paraíba) esclarecendo pontos importantes relacionados a prevenção do suicídio além de refletir sobre situações dentro e fora da Universidade que possam afetar a saúde mental dos estudantes e presentes.

A ação começou às 15h e foi aberta para toda a comunidade universitária e funcionários da 4ª Região de Saúde. O acolhimento contou com música ao vivo pelas alunas do PET: Lívia Kétyle e Grazielle Sábta, declamações de poemas entre as músicas além de dinâmicas, distribuição de pipocas e sorteios de brindes.

A ação faz parte da campanha nacional de saúde Setembro Amarelo para prevenção ao suicídio.

Sobre o Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Este ano, o lema da campanha é “A vida é a melhor escolha!”

Sobre o programa PET-Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) integra a agenda dos recursos humanos em saúde do Brasil há mais de 10 anos. Este programa visa, entre seus objetivos, contribuir com a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para formação e desenvolvimento de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O PET-Saúde, conduzido pelo Ministério da Saúde, tem como premissa a qualificação da integração do ensino com a realidade dos serviços de saúde, aprimorando, na prática, as competências dos profissionais da saúde, dos docentes das universidades, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.

O PET-Saúde: Gestão e Assistência tem como objetivo geral para os municípios de Cuité e Nova Floresta, “Desenvolver, acompanhar e avaliar o processo das ações/atividades na Atenção Primária à Saúde, com foco nas práticas profissionais de gestão e assistência à saúde voltadas à integração do ensino, serviço e comunidade nos municípios e naqueles pertencentes à 4ª Região de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba“.

Para mais informações, acesse a página oficial do PET-Saúde/Gestão e Assistência do CES/UFCG ou pelo Instagram

DSC1902

(Ascom CES/UFCG)