Página inicial > Noticias > Noticias > Graduando em farmácia elabora App de leitura por QR CODE para consulta farmacêutica

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 09h34 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 09h37 | Acessos: 353

Apresentação do aplicativo foi durante o 12º Festival Universitário de Inverno.

Durante o 12º Festival Universitário de Inverno (FUI), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, aconteceu o evento do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado Farmacêutico (NEPFARMA), intitulado ''Ciência, tecnologia e inovação: aplicações no ensino e na saúde'', realizado na terça-feira, 12 de setembro, no Auditório Central do campus.

Onde o graduando em Farmácia, Eduardo Deley Nogueira Medeiros, na mesa de debates “Recursos tecnológicos para o ensino e para a saúde”, apresentou e iniciou a validação do aplicativo "Safe Adherence", sob orientação da Profa. Dra. Camila de Albuquerque Montenegro e Prof. Dr. Vladimir Soares Catão.

O aplicativo tem o objetivo de melhorar a gestão das condições crônicas não transmissíveis, como o diabetes mellitus e a hipertensão arterial sistêmica, que estão entre as principais causas de morbimortalidade em todo o mundo. O software se baseia no uso da tecnologia de QR Code gerados durante a consulta farmacêutica, os quais são adesivados nas embalagens dos medicamentos dos pacientes, durante a consulta farmacêutica. O usuário realiza a leitura desse código por meio do aplicativo e é redirecionado para a página referente ao medicamento, onde terá informações sobre a indicação, como tomar, armazenamento e descarte. Ressalta-se ainda que todas essas informações são disponibilizadas por emissão de voz. Dessa forma, com o uso da aplicação, espera-se alcançar uma maior inclusão sociodigital, aproximação do farmacêutico com o paciente, além de promover educação em saúde. O software está em processo de registro de propriedade intelectual e está na Google store, para seguir para a etapa de validação pelos usuários do app.

A equipe do projeto é constituída por: Pedro Lucas Pereira (farmacêutico pela UFCG e inventor do aplicativo, cujo design thinking do mesmo compôs o seu Trabalho de Conclusão de Curso, com banca avaliadora composta pela Farmacêutica Mestra Elaine Cristina da Silva Ferreira Rabelo e pela Profa. Dra. Juliana de Souza Alencar Falcão), Manuella Correia de Moraes (graduanda em Farmácia UFCG), Eduardo Deley Nogueira Medeiros (graduando em Farmácia UFCG é responsável pela validação do aplicativo), Danne Makleyston Gomes Pereira (programador colaborador e doutor em Ciência da Computação pela UFC), Vladimir Soares Catão (Professor de Informática da UFCG, campus Cuité/ PB) e Camila de Albuquerque Montenegro (Professora do curso de Farmácia UFCG, campus Cuité/ PB).

Acesse o App aqui.

d04094fd 8604 4825 8421 f7723fd712be

013d855c c1a0 4484 bebc d755f2da3dd7

c9d8817b 39f4 4c55 8fcf f20e52df8adb