Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Noticias > Noticias > Nota à Comunidade Acadêmica: Os serviços WebMail/Zimbra (E-mails Institucionais) NÃO SERÃO DESCONTINUADOS
Início do conteúdo da página
Noticias

Nota à Comunidade Acadêmica: Os serviços WebMail/Zimbra (E-mails Institucionais) NÃO SERÃO DESCONTINUADOS

Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 17h07 | Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 20h49 | Acessos: 1272

O Serviço de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) , no uso de suas atribuições e regulamentações, em NOTA, informa,
 comunica e pede ampla divulgação institucional sobre Serviços WebMail/Zimbra, Google Inc. GSuite providos pela UFCG e Fake News, onde destaca:



a) Os serviços WebMail/Zimbra (E-mails Institucionais) providos pelo STI/UFCG NÃO SERÃO DESCONTINUADOS , não existindo no atual momento nenhuma previsão de descontinuidade;



b) A UFCG aderiu através do STI/UFCG, e por solicitação da SEPLAN/Reitoria, aos Serviços Google Inc. GSuíte Acadêmicos (versão gratuita) em Junho/2020 como forma de aumentar o pacote de ferramentas de Comunicação, Recursos Didáticos e de Armazenamento de TI institucional, destinados a comunidade UFCG e considerando principalmente o contexto de Pandemia COVID-19 na atenção, de protocolos de segurança, excelência e mobilidade de serviços e atividades remotas (Home Office) da instituição.

Sobre os Serviços Google Inc. GSuíte Acadêmicos (versão gratuita) atualmente disponíveis aos usuários institucionais na UFCG:


    1. Não há limite para o armazenamento de e-mails (GMail) ou de dados (Google Drive). Não há data limite conhecida para o uso desse serviço: teremos enquanto o Google continuar fornecendo;

    2. Um adendo aos Serviços de Webconf é que a partir do dia 30/09/2020 passarão a limitar apenas 100 usuários simultaneos e sem permissão de gravação . Atualmente é permitido 250 usuários simultaneos e gravação das webconf;

    3. E-mail de Suporte e ou informações oficial é este suporte.gsuite@ufcg.edu.br

    4. Demais informações que não oficiais pelo STI/UFCG ou ógãos insitucionais de Comunicação credenciados são consideradas (falsas) " Fake News " e, devem ser desconsideradas .

 

Observação sobre as chamadas "Fake News"


Muitas informações que circulam neste momento de contexto COVID-19 não são verdadeiras. Fique de olho para não espalhar “Fake News” conferindo as orientações oficiais do Governo Federal para atenção as “Fake News” no link: https://www.servidor.gov.br/assuntos/contecomigo/paginas/paginas-dos-hyperlinks/ao-trabalho/atencao-as-fake-news.


Neste contexto também apresentamos a LEI N° 12.737 de 30 de Novembro de 2012 que dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos e dá outras providências disponível no link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12737.htm


Orientações Gerais Oficiais do STI/UFCG (Agosto/ Setembro 2020 )


    1. STI e Protocolo COVID-19 (UFCG)
    2. Suporte aos Usuários STI/UFCG
    3. Cuidado com FALSOS E-MAILS!
    4. Atenção às FAKE NEWS!
    5. Divulgação institucional
    6. Contatos Úteis



1.STI e Protocolo COVID-19 (UFCG)


Atendendo ao Protocolo COVID-19 (UFCG) , Orientações oficiais do Ministério da Saúde do Governo Federal sobre o COVID-19 e atenção remota de teletrabalho, informamos disponíveis de forma oficial, notícias comunicados, avisos, alertas, notas, conteúdos, publicações e orientações técnicas administrativas (manuais, normas, fluxos de processos e procedimentos, etc), referentes todas as atividades e serviços de TI institucional providos pelo Serviço de Tecnologia da Informação (STI) da UFCG no Site do STI através do link https://www.sti.ufcg.edu.br/  o qual recomendamos acompanhar neste sentido.


2.Suporte aos Usuários STI/UFCG


Durante vigência do Protocolo COVID-19 (UFCG), todo atendimento de Suporte de serviços e atividades essenciais atendida pelo STI/SEPLAN/UFCG, estará sendo realizado dentro do período de expediente ( salvos intervenções corretivas nos serviços essenciais consideradas críticas ) , de Segunda -feira à Sexta -feira das 08:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 18:00 hs , EXCLUSIVAMENTE de forma remota ( não presencial ) unicamente pelos canais oficiais de Suporte do STI/UFCG.


Não estão autorizados atenção de Suporte do STI/UFCG fora expediente ou através de outros meios pessoais (ligações telefônicas, redes sociais, whatsapps, etc) que não os elencados abaixo como Oficiais, salvo casos especiais da Administração superior (Reitoria, Pró-Reitorias e ou Órgãos Administrativos), críticos de natureza corretiva emergente, e ou que possam impactar no andamento das rotinas institucionais.


Observação : Atenções de Suporte que em algum momento exijam atenção presencial de nossas equipes para os casos de natureza dessas atividades de TI, e se consideradas extremamente essenciais , devem ser agendadas e pactuadas previamente com as respectivas equipes de suporte pelos canais de Suporte respectivos, e seguindo estritamente todos os Protocolos de Segurança e Saúde ao COVID-19 .


Canais de Suporte Oficiais do STI/UFCG:

    * E-mail institucional de Suporte do STI/UFCG: suporte@ufcg.edu.br

    * Suporte de Usuários STI/UFCG (OSTicket) no link https://suporte.sti.ufcg.edu.br/

    * CHAT no Site do STI/UFCG no link https://sti.ufcg.edu.br/

Outros Suportes de Usuários, Atenção: NÃO realizados/atendidos diretamente pelo STI/UFCG :


- SEI/UFCG (Processos -Sistema Eletrônico de Informações da UFCG). E-mail: sei@ufcg.edu.br ou Site do SEI/UFCG no link: https://pra.ufcg.edu.br/suporte.html

- Biblioteca Virtual “Pearson” (Sistemoteca UFCG) nos links: http://biblioteca.ufcg.edu.br/index.php/ultimas-noticias/99-canais-de-comunicacao

- EAD/MOODLE/PRE pelos e-mails: ceadufcg@gmail.com ou cead@ufcg.edu.br

- Serviços RNP/CAFe (contato e Suporte nos respectivos sites do sistema/serviços.) ou link: https://sti.ufcg.edu.br/cafe

- SIGEPE e demais sistemas do Governo Federal (contato e Suporte nos respectivos sites dos sistemas/soluções) ou consulte SRH/UFCG pelo e-mail: srh@ufcg.edu.br

- Serviços GSuite Google/UFCG (contato e Suporte nos respectivos sites do sistema/serviços/solução). https://sti.ufcg.edu.br/component/fsf/?view=faq&catid=9


3.Cuidado com FALSOS E-MAILS!


Reiteramos ainda necessidade de muita atenção com “Falsos E-mails” e outras fraudes eletrônicas, conhecendo nossa política de ações e orientações neste sentido no link: https://sti.ufcg.edu.br/ultimas-noticias/143-comunicado-prevencao-de-falsos-e-mails-webmail-zimbra-atendidos-pelo-sti-seplan.html


Destacando como e-mails potencialmente “suspeitos” (perigosos) e-mails que trazem no “assunto” (subject) ou “texto” (mensagens) os seguintes temas:
a) Falta de espaço de armazenamento (limites de conta, aumento de capacidade, etc);
b) Encerramento, expiração ou desativação de contas;
c) Mudanças e ou Atualizações do Serviço, e ou troca de Equipamentos
d) Falsos alertas de "invasão" e "perda" de conta com “prazos emergentes”, etc;
e) Manutenções corretivas/preventivas não programadas de Segurança, Equipamentos e/ou outras no Serviço;
f) Recadastramentos de contas (usuários e senhas);
g) Necessidade de atualização de dados pessoais, bancários, acadêmicos e ou institucionais;
h) Troca de login e senha de acesso sem solicitação prévia.


Recomendamos ainda neste sentido conhecimento da “Cartilha de Segurança para Internet” (Gratuita) disponível no link: https://cartilha.cert.br/

Neste contexto também apresentamos a LEI N° 12.737 de 30 de Novembro de 2012 que dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos e dá outras providências disponível no link : http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12737.htm


4.Atenção às FAKE NEWS!

Muitas informações que circulam neste momento de contexto COVID-19 não são verdadeiras. Fique de olho para não espalhar “Fake News” conferindo as orientações oficiais do Governo Federal para atenção as “Fake News” no link: https://www.servidor.gov.br/assuntos/contecomigo/paginas/paginas-dos-hyperlinks/ao-trabalho/atencao-as-fake-news

Ver também item 3.Cuidado com FALSOS E-MAILS! destas orientações pontualmente respectivo ao link da LEI N° 12.737 de 30 de Novembro de 2012 que dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos.



5.Divulgação Institucional (UFCG)


Se possível pedimos ampla divulgação aos entes de TI de âmbito institucional da UFCG destas informações em seus Campus, Centros, Unidades, Setores, Chefias, etc, como fomento Boas Práticas de TI e ações de TI/STI/UFCG alinhadas ao Protocolo COVID-19 (UFCG) .


6.Contatos Úteis (Emergenciais)


POP/RNP/UFCG-PB (Internet externa provida pela RNP/POP-PB) - Ramal : 1442 (Bloco do DSC/UFCG - Campus Campina Grande) e-mail de Suporte: inform@pop-pb.rnp.br

PREFEITURA UNIVERSITÁRIA (PU/UFCG) - Campus Campina Grande - Ramais (Manutenção e Rede Elétrica - Campus Campina Grande) 1561 / 1449 - Abertura de Ordem de Serviços OS - SOS-PU/UFCG: http://sospu.sti.ufcg.edu.br - Formulário de Contato: http://www.prefeitura.ufcg.edu.br/fale-com-a-prefeitura E-mails Institucionais da PU/UFCG : secretaria.prefeitura@ufcg.edu.br



PORTARIA/GUARITA PRINCIPAL (Portão A1 - Entrada Principal) - Campus Campina Grande - Ramais: - Segurança : 2101-1374 - UFCG: 2101-1000


Atenciosamente e à disposição.

Oscar William S. Costa

Gestor do Serviço de Tecnologia da Informação - STI - Matrícula SIAPE: 1460293
Serviço de Tecnologia da Informação - STI/SEPLAN - Bloco BB - Campus UFCG Campina Grande - PB
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página