Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Noticias > Noticias > Projetos do CES/UFCG são aprovados em Edital de Pesquisas voltadas à gestão compartilhada em Saúde
Início do conteúdo da página
PPSUS 2020

Projetos do CES/UFCG são aprovados em Edital de Pesquisas voltadas à gestão compartilhada em Saúde

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 21h37 | Última atualização em Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 16h33 | Acessos: 971

Objetivo da chamada é apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde na Paraíba.

Projetos aprovados Chamada PPSUS 2020

 

Docentes do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, Campus Cuité, conseguiram a aprovação de três projetos de pesquisa na Chamada FAPESQ nº 005/2020 - Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS. O resultado foi divulgado nessa terça-feira, dia 15, pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ e Ministério da Saúde.

O objetivo da chamada é apoiar financeiramente projetos de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde na Paraíba, representando significativa contribuição para o desenvolvimento da Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos projetos aprovados é intitulado “Tecnologia educacional para pessoas com diabetes mellitus: práticas de promoção da saúde e qualidade de vida durante e após a pandemia da covid-19”, tendo como coordenadora proponente a professora Drª. Lidiane Lima de Andrade, da Unidade Acadêmica de Enfermagem (UAENFE/CES/UFCG), contando com a colaboração da Profª Ms. Waleska de Brito Nunes (UAENFE/CES/UFCG) e da Profª Dra. Marta Miriam Lopes Costa (PPGENF/CCS/UFPB).

Este projeto está sendo desenvolvido em parceria entre professores e estudantes da UFCG e da UFPB, vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias do Cuidado em Enfermagem e em Saúde, e tem como objetivos: elaborar uma tecnologia educacional para pessoas com diabetes mellitus, no sentido de fortalecer as práticas de promoção da saúde e qualidade de vida durante e após a pandemia do novo coronavírus, e realizar a validação de uma tecnologia educacional junto a especialistas na área de diabetes e a pessoas que vivem com a doença.

Como resultado espera-se que o desenvolvimento dessa investigação contribua para a transformação social dos usuários que vivem com diabetes mellitus, de maneira a estimular a adesão em medidas de promoção da saúde e qualidade de vida durante e após a pandemia da COVID-19.

Pontua-se também, a relevância da temática acima para os profissionais da estratégia de saúde da família, comunidade científica da área, e, sobretudo para os usuários que vivem com diabetes, pois viabiliza o acesso de uma tecnologia educacional, construída e validada de acordo com a realidade e a necessidade da população alvo, tendo como proposta, a indissociabilidade entre teoria e prática.

Outro projeto aprovado no mesmo edital tem como título “Prospecção de novos marcadores diagnósticos para o câncer colorretal e contribuição na prevenção da mortalidade por esta doença no SUS”, coordenado pela professora Drª. Glaucia Veríssimo Faheina Martins, da Unidade Acadêmica de Saúde (UAS/CES/UFCG), e conta com a colaboração dos professores Dr. Juliano Carlo Rufino de Freitas, da Unidade Acadêmica de Biologia e Química (UABQ/CES/UFCG), Dra. Magnólia de Araújo Campos Pfenning (UABQ/CES/UFCG) e Dr. Igor Luiz Vieira de Lima Santos (UABQ/CES/UFCG) .

O projeto da professora Glaucia visa Identificar a expressão dos genes para Kv1.3, Kv10.1,  p53, Ki-67, e ciclina D1, como marcadores tumorais em cultura de células cancerígenas e em amostras de pacientes com adenocarcinoma colorretal, e será desenvolvido em parceria entre professores e discentes da UFCG vinculados ao grupo de pesquisa em Ensaios Toxicológicos e Genética do Câncer - TOXGEN, e o grupo de pesquisa do professor Dr. Demétrius A. M. Araújo (CBIOTEC/UFPB) e utilizará amostras obtidas do hospitais universitários Alcides Carneiro (HUAC) e Lauro Wanderley (HULW) para o seu desenvolvimento.

De acordo com a docente, o desenvolvimento deste projeto trará grande impacto em médio prazo, pois pode promover uma melhoria no diagnóstico e prognóstico do câncer colorretal, assim como, acredita-se que abrirá espaço para a descoberta de novas moléculas para o tratamento da doença, podendo maximizar a qualidade do tratamento destes pacientes.

Já o terceiro projeto do CES aprovado foi o coordenado pela professora Drª Poliana de Araújo Palmeira, do curso de Nutrição (UAS), intitulado “Teiker - Formação de profissionais e gestores para o cuidado com a obesidade na atenção básica: um estudo de intervenção em municípios do estado da Paraíba".

Veja aqui a lista geral dos projetos selecionados.

 

(Ascom CES/UFCG)

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página